Rei da Tailândia empossa novo governo

O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, empossou nsta segunda-feira o novo governo do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva e pediu que o novo gabinete devolva a paz e a ordem ao país depois de vários meses de protestos que causaram a queda do governo anterior.

AFP |

O novo gabinete começa a trabalhar a partir de agora para tentar resolver os problemas econômicos que atingem a Tailândia e restaurar a paz social no país depois de vários de meses de crise política que alcançou seu auge com o bloqueio dos aeroportos de Bangcoc em novembro.

O líder da oposição, Abhisit Vejjajiva, foi designado oficialmente na segunda-feira passada o 27º primeiro-ministro do reino, após uma eleição no Parlamento que deu fim a 10 meses de um governo caótico dirigido por simpatizantes do ex-premier Thaksin Shinawatra.

A eleição de Abhisit, possível graças a uma virada nas alianças iniciais, foi marcada por alguns incidentes diante do Parlamento com partidários de Shinawatra, o ex-primeiro-ministro derrubado em 2006 por um golpe militar, acusado de corrupção e exilado.

Abhisit tem o apoio do 'establishment' conservador de Bangcoc, seja nas Forças Armadas, na administração ou no palácio real.

Esta é a primeira vez em oito anos que um dirigente do Partido Democrata é eleito premier na Tailândia.

Desde 2001, todas as eleiçõess legislativas foram vencidas pelo campo de Thaksin Shinawatra.

bc-ask/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG