O rei Juan Carlos I da Espanha felicitou nesta terça-feira Barack Obama depois de sua posse como novo presidente dos Estados Unidos, informaram fontes da casa real espanhola.

Dom Juan Carlos enviou um telegrama ao novo mandatário americano no qual expressa em nome do governo e do povo espanhol a mais cordial felicitação, após sua investidura como 44º presidente dos Estados Unidos.

Horas antes, fontes governamentais asseguraram que o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, manifestou nesta terça-feira "muita esperança e confiança" em Barack Obama.

Com Obama há "perspectivas muito positivas e muito esperançosas", acrescentou o ministro de Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos, à emissora Catalunya Radio, sublinhando que as relações entre Estados Unidos e Espanha experimentarão "um salto qualitativo", comparadas com as frias relações mantidas com o presidente George W. Bush.

As relações dos Estados Unidos com a Espanha esfriaram quando Zapatero determinou unilateralmente a retirada das tropas espanholas do Iraque em 2004.

gr/nh/sd/

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.