Rei da Espanha elogia bom jornalismo que favorece futuro de paz

Madri, 26 mar (EFE).- O rei Juan Carlos da Espanha elogiou hoje, na entrega do Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha, o bom jornalismo que favorece um futuro de paz, a rejeição à violência e a discriminação, e o respeito ao direito internacional.

EFE |

A reportagem "Política do Terror", sobre as milícias que controlam as favelas do Rio de Janeiro, foi uma das agraciadas do dia, com o prêmio na categoria de Imprensa para a autora do trabalho e seus colaboradores do jornal "O Dia", que foram sequestrados e torturados durante a elaboração do mesmo.

O monarca espanhol entregou hoje os prêmios, que nesta edição reconhecem trabalhos de investigação e denúncia social, e foram também para jornalistas do Chile, Espanha, Colômbia e México.

O Prêmio Rei da Espanha é convocado anualmente pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

Também houve a entrega do Prêmio Don Quixote de Jornalismo, em sua 5ª edição, patrocinada pela Junta de Castela-La Mancha.

Em um ato realizado na Casa da América de Madri, o rei entregou o prêmio a uma jornalista do "O Dia", que representou os autores da reportagem sobre as milícias, cujos nomes foram preservados.

Além disso, Juan Carlos ofereceu a homenagem aos vencedores nas categorias Fotografia, Ibero-americano,Televisão, Rádio e Jornalismo Digital, além do Prêmio Don Quixote.

Em seu discurso, o monarca espanhol destacou que os trabalhos premiados representam "uma defesa do exercício do jornalismo, profissão sempre árdua e complexa, frequentemente arriscada, submetida nestes tempos aos desafios das novas tecnologias".

O presidente da Agência Efe, Alex Grijelmo, também presente na entrega, falou das dificuldades da profissão jornalística neste momento de crise econômica, e destacou que a redução do quadro de funcionários não pode justificar uma queda da veracidade da informação.

"A ética não admite rebaixamentos", ressaltou o presidente da Agência Efe. EFE mlg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG