Rei Abdullah II deve visitar Iraque

Amã, 8 jul (EFE).- O porta-voz do Governo da Jordânia, Nasser Judeh, disse hoje que foram iniciados os preparativos para uma visita do rei Abdullah II ao Iraque, cuja data ainda não foi definida.

EFE |

Judeh fez estas declarações horas depois de as autoridades iraquianas anunciarem a viagem para amanhã. Porém, mais tarde, retificaram e afirmaram que a visita havia sido adiada por "compromissos pessoais" do monarca.

"O assunto da visita do rei foi discutida durante a viagem do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki à Jordânia", explicou o porta-voz em entrevista coletiva em Amã.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, viajou para a Jordânia no começo de junho passado, onde tratou de convencer o rei Abudallah para que este fosse a seu país.

Após essa visita, a Jordânia decidiu reabrir sua sede diplomática no Iraque, quase cinco anos após um brutal atentado, em agosto de 2003, contra a embaixada jordaniana em Bagdá, no qual 11 pessoas morreram.

O Governo iraquiano se queixa com freqüência que o mundo árabe, ao qual pertence, é o que mais está demorando a normalizar as relações diplomáticas e políticas com as novas autoridades surgidas após a queda de Saddam Hussein. EFE ajm/rb/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG