A região norte da ilha de Fernando de Noronha, local de onde o avião da Air France teria enviado um sinal de pane elétrica, está exposta a tempestades nessa época do ano. As atividades climáticas na região estão especialmente mais intensas neste ano, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil.

avião da Air France desaparece
Veja no infográfico a rota do airbus

A explicação está nas águas do Oceano Atlântico, cuja temperatura se encontra até 1,5 grau acima da média histórica para esta época.

"Esse aquecimento anômalo das águas causa atividades ainda mais turbulentas entre o oceano e a atmosfera", diz Francis Lacerda, coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco.

Segundo ela, o fenômeno também é o responsável pelas chuvas do Norte e Nordeste nessa época do ano. "Essa é a causa das enchentes", diz.

Nas cidades mais afetadas, como em Salvador, o índice pluviométrico ficou até 80% acima da média histórica para o mês de maio.

Ventos

A ilha de Fernando de Noronha faz parte do que os cientistas chamam de zona de convergência intertropical.

Trata-se de uma zona de encontro dos ventos alíseos, que nessa época do ano estão mais fortes. O resultado é uma maior umidade, com chuvas intensas, descargas elétricas e rajadas de ventos: "a conhecida tempestade", diz Francis.

"É um cinturão de nuvens que fica circundando a linha do Equador", diz a meteorologista.

O meteorologista do Inmet Recife, Raimundo dos Anjos, diz que o sistema de convergência já está se deslocando para o hemisfério norte.

Segundo ele, a zona de convergência ainda está com "muita intensidade" ao norte de Fernando de Noronha, gerando forte nebulosidade.

O especialista diz ainda que, em momentos de forte tempestade, há registros de correntes de ar descendentes.

A costa nordeste brasileira também sofre o impacto meteorológico das chamadas "ondas de leste". Segundo Raimundo dos Anjos, essas ondas são formadas proximamente à costa africana e se propagam ao litoral brasileiro.

"Esse movimento também contribui para a formação de nuvens na região nordeste", diz.

Saiba mais:

Passageiros e relatos

Leia também:

Leia mais sobre: viagem aérea

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.