Refugiados palestinos no Líbano fazem manifestação para direito a retorno

Kfar Kila (Líbano), 15 jun (EFE).- Centenas de refugiados palestinos que vivem no Líbano fizeram uma manifestação hoje no sul do país, perto da fronteira israelense, para exigir o direito a voltar a seus países de origem.

EFE |

A manifestação, convocada pela Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP), reuniu nas localidades fronteiriças de Kfar Kila e de Khiam mais de 200 refugiados do Vale do Bekaa.

Os palestinos reivindicavam a aplicação imediata da resolução 194 do Conselho de Segurança das Nações Unidas - que prevê o retorno dos refugiados a sua pátria ou o pagamento de indenizações àqueles que não quiserem voltar.

Dezenas de soldados libaneses mantiveram a ordem e impediram que os manifestantes se aproximassem da fronteira com Israel.

"Ninguém poderá anular a resolução sobre o direito a nosso retorno" e "os refugiados palestinos continuarão sua luta até obterem a aplicação da resolução 194" eram alguns dos lemas escritos nos cartazes carregados por manifestantes.

Alguns escreviam "o diálogo nacional, a unidade do povo palestino em conformidade com a carta da Organização para a Libertação da Palestina", outros pediam "um Governo que reúna todos os grupos palestinos para preservar os direitos de seu povo frente ao ocupante israelense".

Além disso, os manifestantes levavam bandeiras palestinas e libanesas, assim como fotos de seus mártires mortos na luta contra Israel.

Em discurso, Mohamad Khalil, membro da FDLP, agradeceu ao Líbano por todo o apoio dado à causa palestina e mostrou sua confiança em que o fim da crise política libanesa seja "uma oportunidade para prosseguir o diálogo palestino-libanês".

"O povo palestino respeita a soberania do Líbano e será beneficiado com a unidade dos libaneses", acrescentou, depois de insistir em que "não haverá solução para o conflito árabe-israelense sem a aplicação da resolução 194". EFE rd/fh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG