Ike - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Refinarias do Texas podem ficar fechadas até 9 dias por causa de Ike

Washington, 14 set (EFE) - As refinarias no Golfo do México obrigadas a fechar por causa da passagem do furacão Ike pelo Texas poderiam continuar sem funcionar nos próximos oito ou nove dias, afirmou hoje a senadora Kay Bailey Hutchinson. Em declarações ao programa Face the Nation, da emissora CBS, Hutchinson advertiu para a possibilidade de escassez de gasolina em conseqüência dessa paralisação. Calculamos mais uma semana, ou oito ou nove dias, antes que as refinarias voltem a funcionar, portanto a gasolina estará escassa devido aos cortes no fornecimento de energia elétrica e às inundações, declarou a senadora pelo Texas. Hutchinson disse que recebeu dados de funcionários da Agência Federal de Gerência das Situações de Emergência (Fema, em inglês) que indicam que mais de dois milhões de pessoas estão sem luz e mais de 40 mil estão longe de suas casas após as evacuações pela passagem de Ike. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou que ainda é cedo demais para determinar até que ponto a produção de gasolina foi prejudicada pelo ciclone.

EFE |

"Ike", que entrou no Texas com ventos de mais de 170 km/h, obrigou ao fechamento de 17 refinarias no Golfo do México, onde é produzida 22% da gasolina consumida nos EUA.

"Ainda é muito cedo para determinar qual é a situação exata, mas posso dizer que um dos oleodutos que vêm do Golfo está operando", afirmou Bush.

Especialistas analisam se um segundo oleoduto pode começar a operar imediatamente. EFE mv/wr/db

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG