Reeleito prefeito de Buenos Aires, Macri disputará eleição presidencial em 2015

Conservador foi reeleito com 64,25% dos votos e derrotou o peronista Daniel Filmus, que teve 35,75%

iG São Paulo |

O prefeito de Buenos Aires, o conservador Mauricio Macri, afirmou nesta segunda-feira que lançará sua candidatura presidencial para 2015 após ser reeleito no segundo turno deste domingo por 64,25% dos votos, contra o peronista Daniel Filmus, que conquistou 35,75%.

AP
Macri comemora resultado com partidários em comitê em Buenos Aires (31/7)
"É óbvio que o processo natural seria construir uma proposta nacional para 2015, mas isso não quer dizer que não desfrute cada momento como chefe de governo. Vamos construir a candidatura para 2015", afirmou Macri nesta segunda-feira.

O prefeito portenho renovou por outros quatro anos seu mandato ao vencer por uma ampla margem no segundo turno ao senador Daniel Filmus, candidato do peronista El Frente para la Victoria, liderado pela presidente argentina, Cristina Fernández Kirchner, que se candidatará à reeleição nas presidenciais de 23 de outubro.

Segundo Macri, 52 anos, seu partido, o Proposta Republicana, a força conservadora liderada por Macri, que não apresentará candidato nas próximas presidenciais, "tem a missão de lançar agora uma proposta nacional".

O empresário e prefeito reeleito também se mostrou disposto a se reunir com os candidatos opositores à Presidência da Argentina, embora não tenha manifestado apoio a nenhum deles. "Esperamos o mais rápido possível nos reunirmos com todos os candidatos presidenciais e ver quais projetos têm para a cidade de Buenos Aires. Calculo que será depois de 14 de agosto, quando serão realizadas as eleições primárias", indicou Macri, que também no primeiro turno obeteve 47,08% dos votos.

O prefeito aumentou a vantagem com a qual havia derrotado Filmus (60,7% a 39,3%) nas eleições portenhas de 2007, quando o dirigente conservador chegou à prefeitura da capital argentina.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: argentinamacribuenos aireseleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG