livre e saudável - Mundo - iG" /

Reeleito, Ahmadinejad diz que eleição foi livre e saudável

TEERÃ (Reuters) - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou neste sábado que a eleição em que ele garantiu outro mandato de quatro anos foi livre e saudável, rejeitando acusações de irregularidades feitas por seu adversário. As pessoas votaram pelas minhas políticas, disse o presidente conservador em um discurso na televisão um dia depois da eleição.

Reuters |

"Foi uma eleição livre e saudável", acrescentou, sem se referir diretamente aos comentários feitos pelo ex-primeiro-ministro Mirhossein Mousavi de que havia muitas violações na eleição.

Enquanto ele discursava, partidários de Mousavi entravam em choque com a polícia em várias regiões em Teerã, entoando frases anti-Ahmadinejad, disseram testemunhas.

"Todos devem respeitar o voto do povo... nós precisamos de uma atmosfera calma para construir o país", disse Ahmadinejad.

Ele também deu uma resposta a seus adversários políticos, após uma eleição marcada por difamações sem precedentes.

Ahmadinejad, que assumiu o poder em 2005 com a promessa de restabelecer os valores da revolução islâmica de 1979, acusou seus adversários de corrupção durante a campanha. Eles acusaram-no de mentir sobre a economia, que está com alta inflação.

"Eu mencionei algumas pessoas durante a campanha. Eu fui acusado de insultá-los, mas não houve qualquer insulto", disse o presidente, referindo-se a seus comentários sobre o ex-presidente Akbar Hashemi Rafsanjani, partidário de Mousavi.

(Por Parisa Hafezi)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG