Reeleição de Mugabe anulou solução negociada no Zimbábue (oposição)

A reeleição de Robert Mugabe no questionado segundo turno das eleições presidenciais de sexta-feira passada anulou (...) qualquer perspectiva de uma solução negociada para a crise política no Zimbábue, afirmou nesta terça-feira o número dois da oposição, Tendai Biti.

AFP |

"Não há discussão alguma nem diálogo entre as duas partes e, o que é mais importante, não há acordo algum em perspectiva", disse Biti, secretário-geral do Movimento pela Mudança Democrática (MDC), principal partido de oposição.

"A farsa eleitoral de 27 de junho de 2008 anulou totalmente qualquer perspectiva de uma solução negociada", acrescentou.

Biti, em liberdade sob pagamento de fiança desde quinta-feira passada, foi acusado de "subversão", uma acusação passível de pena de morte.

Mugabe foi proclamado vencedor da eleição de domingo, na qual foi o único candidato, já que o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, se retirou da disputa denunciando uma campanha repressiva contra seus partidários.

Ao assumir na segunda-feira seu sexto mandato, Mugabe, no poder desde 1980, disse que esperava iniciar rapidamente negociações com a oposição.

sn-chp/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG