Rebelde acusado de planejar queda de avião de Uribe é detido

Bogotá, 27 ago (EFE).- As autoridades capturaram nesta quinta-feira Freddy Julián Urquijo, conhecido como Francisco, um suposto membro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) acusado de fazer um plano para derrubar o avião do líder colombiano, Álvaro Uribe.

EFE |

Ele também é acusado de ter planejado um atentado contra o pré-candidato presidencial Andrés Felipe Arias.

A Promotoria explicou que a detenção aconteceu após várias semanas de investigação a partir de documentos encontrados no computador do chefe rebelde conhecido como "El Negro Antonio", atualmente preso.

Segundo as autoridades, no computador apreendido com "El Negro Antonio" havia provas de que "Francisco" tinha em seu poder planos do aeroporto militar de Catam, no oeste de Bogotá, que facilitariam um atentado ao avião presidencial.

Durante o procedimento de captura os agentes judiciais também encontraram documentos nos quais figuravam números de placas de veículos do pré-candidato do Partido Conservador Andrés Felipe Arias.

"Francisco", capturado no setor da Colina Campestre, no norte de Bogotá, é acusado pelas autoridades de liderar uma célula da rede urbana "Antonio Nariño" das Farc.

Após sua detenção, foi levado ao complexo judicial de Paloquemao, no centro de Bogotá, onde um juiz o acusará de rebelião e associação para delinquir. EFE apa/db

    Leia tudo sobre: colômbia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG