Rebaixado para 4,7 graus força do terremoto registrado em Los Angeles

Los Angeles, 18 mai (EFE).- O Instituto Geológico Americano (USGS, na sigla em inglês) rebaixou de 5 para 4,7 graus na escala de Ritcher a intensidade do terremoto que sacudiu hoje a área de Los Angeles, ao sul da Califórnia.

EFE |

O terremoto aconteceu às 20h39 de ontem (0h39 de Brasília de hoje) com o epicentro situado a 13,5 quilômetros de profundidade, próximo às localidades de Lennox e Inglewood, no condado de Los Angeles.

O tremor, o mais forte a afetar esta região este ano, foi sentido em toda a área urbana de Los Angeles, especialmente nos arranha-céus do centro da cidade.

O USGS não decretou alerta por tsunami.

Em um primeiro momento não se informou da existência de feridos nem danos, apesar das autoridades terem registrado muitas ligações de cidadãos nervosos com o tremor que causou queda de objetos e ruptura de vidros.

O tremor foi seguido por várias réplicas, a mais forte com magnitude de 3,1 graus na escala de Ritcher.

O estado da Califórnia fica em um terreno onde se acham algumas das falhas mais ativas do mundo e é objeto frequente de tremores, embora em sua maioria de pouca magnitude.

Pesquisas científicas publicadas em 2008 constataram que existe 99% de possibilidades de que um grande terremoto afete o sul da Califórnia nos próximos 30 anos.

Espera-se que o previsto tremor, denominado "Big One", alcance pelo menos 6,7 graus na escala Richter e possa causar danos similares ou superiores ao tremor que sacudiu Northridge, em Los Angeles, em 1994. EFE fmx/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG