Realizado primeiro transplante conjunto de pulmões e coração no Japão

Tóquio, 18 jan (EFE).- Um homem de 30 anos recebeu este sábado com sucesso o primeiro transplante conjunto de pulmões e coração realizado no Japão, informa hoje a agência local Kyodo.

EFE |

A operação, que se prolongou durante umas cinco horas, aconteceu no hospital da Universidade de Osaka (centro do Japão) e terminou por volta da meia-noite deste sábado.

Horas antes, o coração e os pulmões da doadora foram extraídos depois de certificada sua morte cerebral, assim como seu fígado, rins e pâncreas, que foram transplantados a outros pacientes.

O professor da Universidade de Osaka Yoshiki Sawa afirmou depois desta operação cirúrgica pioneira no Japão que o coração e os órgãos respiratórios do receptor estão em situação estável.

O receptor dos órgãos foi um paciente que sofre a síndrome de Eisenmenger, um defeito cardíaco que afeta o fluxo de sangue do coração aos pulmões.

Um transplante conjunto desses órgãos vitais é pouco frequente, embora seja realizado há duas décadas nos Estados Unidos, e só pode ser feito no caso dos tecidos de ambos os pacientes serem compatíveis.

No Japão há outros três doentes pendentes de serem submetidos a essa intervenção. EFE psh/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG