R.Dominicana recebe em abril cúpula mundial para reconstrução do Haiti

Santo Domingo, 28 jan (EFE).- No dia 14 de abril, a República Dominicana receberá a Cúpula Mundial para a Reconstrução do Haiti, para a qual serão convidados vários presidentes, informou hoje o ministro das Relações Exteriores dominicano, Carlos Morales Troncoso.

EFE |

A reunião será realizada em território dominicano a pedido do presidente haitiano, René Préval, acrescentou o chanceler à imprensa local após participar de um encontro entre o governante dominicano, Leonel Fernández; seu colega taiuanês, Ma Ying-jeou, e o primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive, na sede do Executivo local.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, será convidado para a cúpula, assim como outros governantes, segundo Morales Troncoso.

A cúpula foi proposta no último dia 18 durante a cúpula Unidos por um Futuro Melhor para o Haiti, organizada em Santo Domingo.

Os participantes da reunião decidiram promover a realização da conferência internacional, cujo objetivo principal será elaborar o Plano Estratégico para a Reconstrução do Haiti e será convocada pela União Europeia (UE).

A proposta será coordenada por um comitê integrado pela República Dominicana, Haiti, Comunidade de Estados do Caribe (Caricom), ONU, a Organização dos Estados Americanos (OEA), UE, Estados Unidos, Canadá, Brasil, México e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A reunião terminará em Madri entre 16 e 18 de maio com um encontro entre América Latina e UE, segundo o presidente dominicano.

De acordo com Fernández, a reconstrução do Haiti exigiria cerca de US$ 10 bilhões e consistirá em um programa de cinco anos. EFE mf/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG