Gustav - Mundo - iG" /

R.Dominicana emite alerta de furacão por causa de tempestade Gustav

Santo Domingo, 25 ago (EFE).- A República Dominicana emitiu hoje um aviso de furacão desde o su-sudoeste do país até a fronteira com o Haiti por causa da passagem iminente da tempestade tropical Gustav, a sétima na atual temporada de ciclones do Atlântico.

EFE |

Os organismos de socorro locais anunciaram que as províncias de Barahona (sul), Pedernales e Baoruco (sudoeste) e as de Elías Piña e Dajabón (oeste, na fronteira com o Haiti) sofrerão mais com os efeitos do fenômeno.

A esse respeito, o Comitê de Operações de Emergências (COE) anunciou a ativação dos comitês provinciais de saúde e os comitês médicos de emergências nesses lugares.

Além disso, o Escritório Nacional de Meteorologia (Onamet) assegurou que "Gustav" se desloca a 22 km/h com ventos sustentados de 95 km/h, que nas próximas horas poderiam alcançar os 120 km/h, o que faria com que se transformasse em um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson.

"Espera-se que nesta noite ou durante a madrugada de terça-feira o fenômeno alcance a categoria de furacão, por isso a essas horas estaria sobre a península do Haiti, mas a área nublada ainda estaria sobre nós, o que significa que as chuvas continuarão com rajadas de ventos", previu o Onamet.

Enquanto isso, o COE informou que declarou alerta vermelho para o Distrito Nacional e outras sete províncias, incluindo Santo Domingo.

Outras 14 províncias dominicanas se encontram sob alerta amarelo e quatro em alerta verde, acrescentou a entidade oficial.

No Haiti, as autoridades de socorro decretaram também o alerta máximo no sul e no oeste e o amarelo no resto do país pela passagem de "Gustav".

A medida se estenderá pelas próximas 48 horas, período no qual o país poderia sentir os efeitos diretos e indiretos da tempestade, segundo o Centro Nacional de Meteorologia (CNM).EFE rs/bm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG