Caso Goma caia, cairá toda a região , diz membro da ONU - Mundo - iG" /

RDC: Caso Goma caia, cairá toda a região , diz membro da ONU

Kinshasa, 15 nov (EFE).- Caso Goma caia, cairá toda a região, afirmou hoje o auxiliar da enviada especial da ONU à República Democrática do Congo (RDC), Leila Zerrougui, após uma reunião com o porta-voz militar da Missão da ONU ao país (Monuc), tenente-coronel Jean-Paul Dietrich.

EFE |

Segundo Dietrich, apesar de os rebeldes tutsis liderados por Laurent Nkunda estarem a cerca de 20 quilômetros de Goma, a situação é tranqüila na cidade já que está protegida pelos capacetes azuis da ONU, pelo Exército da RDC e por homens da Polícia nacional.

"A ONU usará todos os meios possíveis para evitar que Goma seja tomada por rebeldes tutsis do Congresso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP)", declarou Zerrougui em conversa telefônica com a Agência Efe.

Enquanto as tropas se concentram na defesa de Goma, outras 25.000 pessoas deslocadas estão refugiadas nas proximidades de uma base da MONUC nos arredores da cidade, onde não recebem assistência humanitária, declarou o porta-voz da entidade.

"Alguns chegaram procedentes das localidades de Tongo e Kabizo, na região de Kanyabayonga, onde foram registrados combates nos últimos dias", acrescentou Dietrich, que afirmou que a região voltou à normalidade graças ao reforço dos soldados da MONUC e dos soldados do Exército da RDC.

Enquanto isto, o enviado especial do secretário-geral da ONU, o ex-presidente nigeriano Olusegun Obasanjo, chegou ontem à noite a Kinshasa para se reunir com o presidente da RDC, Joseph Kabila, e com Laurent Nkunda. EFE py/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG