RDC anuncia reunião com rebeldes para formalizar cessar-fogo

Kinshasa, 5 dez (EFE).- O Governo da República Democrática do Congo (RDC) anunciou hoje que se reunirá na próxima segunda-feira em Nairóbi (Quênia) com o rebelde Congresso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP), a fim de formalizar um cessar-fogo decretado unilateralmente em outubro pela rebelião no leste do país.

EFE |

"Uma reunião entre os representantes do Governo da RDC e os do Kinshasa, 5 dez (EFE).- O Governo da República Democrática do Congo (RDC) anunciou hoje que se reunirá na próxima segunda-feira em Nairóbi (Quênia) com o rebelde Congresso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP), a fim de formalizar um cessar-fogo decretado unilateralmente em outubro pela rebelião no leste do país.

"Uma reunião entre os representantes do Governo da RDC e os do CNDP, sob os auspícios da ONU e seu mediador (o ex-presidente nigeriano) Olusegun Obasanjo, acontecerá no dia 8 de dezembro em Nairóbi, no Quênia, para formalizar a trégua e discutir um processo de paz para o leste do Congo", disse o ministro de Assuntos Exteriores congolês, Alexis Thambwe Mwamba.

Mwamba fez este anúncio na província de Kivu Norte, epicentro do novo conflito no leste congolês, depois de se reunir com sua colega de Ruanda, Rosemary Museminali.

Ruanda é crucial nas conversas de paz para o leste da RDC, pois o CNDP afirma que iniciou o conflito armado contra o regime de Kinshasa para defender a minoria tutsi congolesa dos ataques de milícias hutus ruandesas. EFE st/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG