Raúl Castro visita zona industrial em Angola e promete ajuda ao país

Luanda, 6 fev (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, visitou durante o segundo e último dia de atividades oficiais de sua visita a Angola uma série de instalações industriais e de serviços, em uma viagem destinada a fortalecer a cooperação entre ambos os países.

EFE |

Castro dedicou a manhã a percorrer a Zona Econômica Especial de Viana, um centro de cerca de 8.000 hectares, a cerca de 30 quilômetros ao leste da capital angolana, onde está sendo feita a construção de um polígono industrial e comercial, que deve acolher cerca de 70 empresas e vários serviços.

O polígono de Viana, além da parte industrial, projetada como zona de desenvolvimento tecnológico e que deve acolher companhias de setores diversos, como alimentação, metal-mecânica, farmacêutica e de material de construção, entre outras, também terá uma área comercial e um centro de convenções.

Esta é a primeira visita de Raúl Castro como presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros de Cuba - cargo no qual substituiu há um ano seu irmão, Fidel Castro - a Angola, seu aliado emblemático na África desde meados da década de 70 do século passado.

Angola e Cuba assinaram durante a visita de Castro ao país africano dos novos acordos, um sobre mineração e outro sobre indústria, e dois memorandos, o primeiro a matéria educativa e o segundo sobre planos para melhorar a relação bilateral, todos eles destinados a aumentar a cooperação entre os dois aliados.

Os documentos foram rubricaram pelo ministro das Relações Exteriores Angolano, Assunção dos Anjos, e o vice-presidente do Conselho de Ministros cubano, Ricardo Cabrisas, em cerimônia presidida por Dos Santos e Castro no Palácio Presidencial da Cidade Alta, de Luanda.

O último ato oficial da visita de Castro será uma recepção do governante caribenho à colônia cubana residente em Angola esta tarde, antes de partir amanhã para a Argélia, o outro aliado histórico de Cuba na África. EFE ms/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG