Raúl Castro visita Argélia pela 2ª vez em 5 meses

Argel, 12 jul (EFE).- O presidente cubano, Raúl Castro, chegou hoje a Argel, para uma visita de três dias, a segunda ao país norte-africano nos últimos cinco meses.

EFE |

A Argélia é histórica aliada de Cuba desde os anos 60 e a visita tem o objetivo de elevar a cooperação bilateral a um nível "inédito", segundo fontes argelinas.

Castro chegou à Argélia às 17h (13h, horário de Brasília) ao aeroporto internacional de Argel, onde foi recebido pelo presidente do país, Abdelaziz Bouteflika.

Fontes diplomáticas disseram à Agência Efe que o presidente cubano discutirá com seu colega argelino sobre a preparação da cúpula de chefes de Estado do Movimento de Países Não-Alinhados (MNA), que será realizada nos dias 15 e 16 de julho, na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh.

Cuba exerce atualmente a Presidência desse movimento, que será passada para o Egito durante a cúpula.

O objetivo da visita é ampliar as boas relações políticas para o terreno econômico, além de estender a intensa cooperação existente em saúde a outros setores como energia e educação.

O diário oficial argelino "El Moudjahid" qualificou hoje esta segunda visita de Castro em pouco tempo como "um testemunho profundo de carinho e amizade" entre os dois países que compartilham "uma longa tradição de luta pela liberdade dos povos dentro do movimento dos não-alinhados". EFE jg/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG