Raúl Castro termina visita a Argel e viaja para cúpula do Noal

Argel, 14 jul (EFE).- O presidente cubano, Raúl Castro, concluiu hoje sua visita oficial de três dias a Argel, a segunda este ano, e viajou à cidade egípcia de Sharm el-Sheikh para participar da 15ª Cúpula do Movimento dos Países Não-Alinhados (Noal), que começa amanhã.

EFE |

Raúl Castro se despediu no aeroporto internacional de Argel do chefe de Estado argelino, Abdelaziz Bouteflika, com quem voltou a se reunir hoje no último dia de sua visita ao país norte-africano.

Os líderes mantiveram vários encontros, nos quais abordaram a preparação da cúpula de Sharm el-Sheikh e a extensão a outros setores da estreita cooperação bilateral em matéria de saúde.

O presidente cubano disse aos jornalistas que a amizade entre seu país e a Argélia continua "indestrutível", como era há décadas, e destacou a "convergência" das posições dos dois países sobre questões internacionais.

Cuba exerce atualmente a Presidência do Noal, que passará ao Egito durante a cúpula em Sharm el-Sheikh, da qual Bouteflika também participará.

Raúl já havia visitado Argel em fevereiro, em sua primeira visita oficial como presidente cubano, mas ele mesmo reconheceu que tinha viajado várias vezes ao país norte-africano em sigilo como enviado especial do irmão Fidel Castro.

Cuba e Argélia mantêm estreitas relações políticas desde a independência argelina, em 1962.

Há anos desenvolvem também uma intensa colaboração no setor da saúde, no qual foram criadas sociedades mistas para a produção e comercialização de remédios genéricos. EFE jg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG