Havana, 26 set (EFE).- O líder cubano, Raúl Castro, recebeu hoje o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, no Palácio da Revolução de Havana, onde mantiveram conversas oficiais, informaram meios de imprensa da ilha.

Até agora os temas abordados na reunião entre Raúl e Abbas, que chegou à capital cubana na noite da sexta-feira para uma visita oficial de dois dias, não foram divulgados.

Antes de se reunir com Raúl Castro, Abbas colocou uma oferenda de flores no Mausoléu José Martí de Havana e assistiu a um ato de solidariedade com o povo palestino.

Nesse ato o membro do comitê central do Partido Comunista de Cuba, Jorge Risquet, reiterou a tradicional solidariedade da ilha com o povo palestino e "sua luta por um estado na Cisjordânia e Gaza com plena soberania e com o controle de seu espaço aéreo e litoral".

Abbas pediu que o mundo "exija de Israel o respeito à legalidade internacional", e reiterou que após ter "estendido a mão a Israel" os palestinos pedem agora uma resposta.

Abbas também participou da assinatura de três convênios entre a ANP e o estado cubano: dois memorandos de entendimento nos âmbitos de Educação Superior e Cultura e um acordo de cooperação esportiva.

O líder da ANP chegou a Cuba vindo de Nova York, onde na segunda-feira teve uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

EFE arj/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.