Raúl Castro nomeia nova ministra de Educação em Cuba

O Conselho de Estado de Cuba, presidido por Raúl Castro, nomeou Ana Velázquez ministra da Educação, substituindo Luis Ignácio Gómez, que estava há quase 18 anos no cargo, informou nesta terça-feira um comunicado oficial.

AFP |

Velázquez até então reitora do Instituto Superior Pedagógico Frank País, de Santiago de Cuba, e deputada do Parlamento, cadeira que Gómez perdeu nas eleições de janeiro passado.

O comunicado diz que a nova ministra tem "um domínio geral do sistema educacional" devido a sua experiência de 30 anos no setor, mas se abstém de informar o destino de Gómez.

O sistema educacional, um dos paradigmas da revolução cubana, foi alvo de fortes críticas durante o debate nacional promovido por Raúl Castro na segunda metade de 2007, assim como no recente Congresso da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC).

"Tem cabimento o ensino primário e o secundário regidos hoje por critérios e práticas descabidas e ignorantes de princípios pedagógicos, psicológicos elementares, e violador dos direitos familiares, formarem crianças e adolescentes, e, conseqüentemente, moldarem o futuro?", indagou o cineasta Alfredo Guevara.

A substituição de Gómez é a primeira mudança ministerial feita por Raúl Castro desde que foi eleito presidente em fevereiro passado, mas a quinta se incluir os 19 meses que governou o país interinamente durante a ausência de Fidel, devido a seu estado de saúde.

Nesse período, nomeou novos ministros da Informática e Comunicações, Justiça e Transporte, e dissolveu o Instituto de Recursos Hidráulicos.

Ao tomar posse da presidência, em 24 de fevereiro, Raúl Castro anunciou que estudava uma redução do gabinete cubano, formado hoje por 31 organismos: 27 ministérios, o Banco Central e os Institutos de Esporte, Rádio e Televisão e Cinema.

Segundo rumores na Ilha, os ministérios de Educação e Educação Superior vão se tornar um só, entre outras medidas que devem ser anunciadas até o fim do ano.

cb/cl/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG