nos próximos dias , diz Chávez - Mundo - iG" /

Raúl Castro irá à Venezuela nos próximos dias , diz Chávez

CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na terça-feira que o dirigente Raúl Castro em breve visitará o seu país, na primeira viagem oficial desde que assumiu formalmente a presidência de Cuba, em fevereiro, no lugar do irmão Fidel, afastado por doença. Venezuela e Cuba mantêm uma profunda relação política e econômica, com numerosos acordos bilaterais em questões energéticas, educacionais, sanitárias e de infra-estrutura. Ambos os governos dizem que isso é parte de uma irmandade revolucionária.

Reuters |

Em comício do seu Partido Socialista Unido da Venezuela, que disputa eleições regionais no domingo, Chávez disse que Raúl lhe anunciou que a Venezuela será o seu primeiro destino em uma viagem oficial.

"Serás bem-vindo com todas as honras, Raúl, comandante, companheiro, camarada, presidente e amigo. E isso vai ocorrer nos próximos dias, já anunciaremos a data", disse Chávez, que em seguida pediu vivas à Cuba revolucionária e ao seu dirigente histórico, Fidel, a quem Chávez costuma chamar de "pai".

Raúl não fez viagens oficiais ao exterior desde que assumiu o poder no lugar de Fidel, em principio interinamente, em julho de 2006.

Em outubro, durante visita a Havana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Raúl viria ao Brasil em meados de dezembro, para uma cúpula latino-americana sobre o desenvolvimento.

(Por Enrique Andrés Pretel)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG