Tamanho do texto

Havana, 22 abr (EFE).- O Conselho de Estado de Cuba destituiu o ministro da Educação, Luis Ignacio Gómez Gutiérrez, e nomeou para seu lugar Ana Elsa Velázquez Cobiella, na primeira mudança no Governo desde que Raúl Castro substituiu seu irmão Fidel na Presidência em 24 de fevereiro.

Em comunicado divulgado hoje, o Governo afirma que a mudança ocorreu a partir de "uma proposta do Escritório Político do Comitê Central" do Partido Comunista, o único permitido na ilha, que tem Fidel Castro como primeiro-secretário.

A nota não fala de razões que levaram à mudança, mas destaca os 30 anos de experiência de Velázquez em instituições educacionais, a última reitora do Superior Pedagógico Frank País García, da cidade de Santiago de Cuba.

Durante os 19 meses em que Raúl Castro foi presidente interino, devido a problemas de saúde de seu irmão mais velho, tinham ocorrido mudanças em quatro ministérios: Informática e Comunicações, Transportes, Justiça e Recursos Hidráulicos.

Ao assumir a Presidência há dois meses, o general Castro, até então ministro das Forças Armadas, deixou o cargo para Julio Casas Regueiro. EFE am/ff/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.