Rapper Wyclef Jean apelará de exclusão de disputa presidencial

Wyclef Jean teve candidatura à presidência do Haiti negada. Eleição está marcada para dia 28 de novembro

AFP |

AFP
Wyclef Jean concede entrevista em Porto Príncipe
O cantor de hip-hop Wyclef Jean anunciou neste domingo no Twitter que apelará da decisão do Conselho Eleitoral haitiano que o impede de se apresentar às eleições presidenciais no Haiti em novembro. "Amanhã nossos advogados estarão apelando da decisão", afirmou Jean em sua mensagem. "Cumprimos com todos os requisitos estabelecidos pela lei. E a lei deve ser respeitada."

Wyclef Jean foi excluído como candidato presidencial para as eleições de novembro no Haiti na sexta-feira pelo conselho eleitoral provisório, reunido em Porto Príncipe.

"Embora não esteja de acordo com a sentença, aceito respeitosamente a decisão final do comitê, e insto meus seguidores a fazerem o mesmo", declarou Jean em um comunicado publicado pouco após a decisão.

Sua candidatura foi excluída após longas horas de espera na sexta-feira e depois de que, na terça, o conselho recusou-se a publicar a lista de candidatos que poderão se apresentar em 28 de novembro para suceder René Preval. Wyclef Jean, de longe o candidato mais conhecido, esperava o veredicto juntamente com outros 32 postulantes.

A votação para eleger o próximo presidente do Haiti, país devastado por um terremoto em 12 de janeiro, está programada para 28 de novembro, embora persistam dúvidas sobre a capacidade das autoridades de celebrá-las nessa data.

A polícia haitiana e as forças de paz da missão da ONU se mobilizaram para os escritórios do Conselho Eleitoral para evitar distúrbios.

O Haiti vive mergulhado na pobreza extrema, situação agravada pelas consequências devastadoras do terremoto de 12 de janeiro, que deixou 250 mil mortos e 1,3 milhão de desabrigados, custando ao país 120% de seu PIB, segundo o FMI.

    Leia tudo sobre: haitiWyclef Jeaneleiçãopresidênciaterremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG