satisfeita com chance de um negro chegar à Presidência dos EUA - Mundo - iG" /

Rainha Sofía satisfeita com chance de um negro chegar à Presidência dos EUA

A rainha Sofía da Espanha está satisfeita com a possibilidade de um homem negro, Barak Obama, assumir a Presidência dos Estados Unidos, segundo o livro La reina muy de cerca (algo como A rainha bem de perto) fruto de várias horas de entrevista concedidas à jornalista Pilar Urbano.

AFP |

"Eu, mais que partidária de Obama, sinto-me muito satisfeita com a possibilidade de um negro chegar tão alto. Sobretudo, acho fantástico que a sociedade americana tenha mudado e evoluído tanto para dar esse passo audaz de levar um negro à Casa Branca. Colocar tanta responsabilidade em mãos negras já me parece um triunfo. Não só do partido Democrata, e sim de todo o país. Eu aplaudo", disse.

A rainha também mencionou um encontro com o líder cubano Fidel Castro ocorrido em 1992 em uma viagem à Exposição Universal de Sevilha. Ela perguntou a Fidel Castro: "Por que não abre um pouquinho, só um pouquinho?", e Fidel respondeu: "Não, minha rainha! Não posso! Se abro um pouquinho, depois vão querer muito. Isso meu sucessor já vai fazer".

No livro apresentado hoje, a rainha Sofia rejeita a utilização do termo "casamento" para casais homossexuais, os quais viram sua união legalizada na Espanha em junho de 2005.

"Se essas pessoas quiserem viver juntas, tudo bem, mas que chamem a isso casamento, não combina", afirma ela.

A lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, emblemática do governo socialista de José Luis Rodriguez Zapatero, foi aprovada pelo parlamento espanhol no dia 30 de junho de 2005. Autoriza também os casais homossexuais a adtarem crianças.

gr/dm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG