Rainha Elizabeth II inicia sua primeira visita à Eslováquia

Bratislava, 23 out (EFE).- A rainha Elizabeth II da Inglaterra iniciou hoje em Bratislava sua primeira visita à Eslováquia, contando com a companhia de seu marido - o príncipe Felipe, duque de Edimburgo - e do ministro de Assuntos Exteriores britânico, David Miliband.

EFE |

A monarca será recebida com homenagens de Estado na sede da Presidência pelo presidente eslovaco, Ivan Gasparovic.

Elizabeth II percorrerá algumas praças de Bratislava acompanhada pelo prefeito da cidade, Andrej Durkovsky, para depois almoçar com o primeiro-ministro, Robert Fico, e com o chefe do Parlamento, Pavol Paska.

Em Devin, primeiro assentamento da cidade, a rainha terá um encontro com seu compatriota Nicholas Winton, que durante a Segunda Guerra Mundial conseguiu salvar muitas crianças judias eslovacas da perseguição nazista.

Na confluência dos rios Danúbio e Morava, Elizabeth II depositará uma coroa de flores diante do monumento às vítimas do comunismo e inaugurará outro em lembrança à Cortina de Ferro.

Gasparovic e a primeira-dama, Silvia Gasparovicova, serão esta noite os anfitriões de um jantar de gala na sede da Orquestra Filarmônica eslovaca.

A rainha passará a noite no Hotel Borik e amanhã irá a Poprad, na região dos Montes Tatra, que recebe muitos turistas por causa de suas águas termais e aos esportes de inverno.

Os hóspedes britânicos irão, em um teleférico, até o pico dos Montes Cárpatos, cujas encostas foram devastadas há três anos por um furacão e onde o príncipe Felipe plantará uma árvore para contribuir simbolicamente com a campanha de saneamento. EFE gm/fh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG