Rainha da Bélgica recebe nova ameaça de morte em carta

Bruxelas, 5 jan (EFE).- A rede de televisão belga VTM divulgou hoje o recebimento de uma carta que ameaçava de morte a rainha Fabíola, a segunda em dois dias, que está sendo investigada pelas autoridades.

EFE |

A carta chegou há várias semanas, mas sua existência só foi divulgada quando o jornal "La Derniere Heure" anunciou ontem o recebimento de outra mensagem que ameaçava a rainha.

A correspondência enviada ao canal flamengo "VTM" foi entregue à Polícia para investigação, bem como a recebida pelo jornal.

O Centro de Coordenação e Crise do Governo pediu uma avaliação ao Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaças (Ocam) sobre a seriedade das mensagens e estudar eventuais medidas de proteção, segundo a rede de televisão francófona "RTL".

A rede acrescenta que a última carta recebida pela "VTM" exige que a rainha Fabíola doe "suas terras e dinheiro" a uma associação de ajuda aos desabrigados, pois, caso contrário, "cinco balas a afundarão para sempre no inferno".

A carta, enviada pelo correio da cidade de Gante (oeste da Bélgica), é obra, "provavelmente, de alguém que quer chamar a atenção, possivelmente um louco", disse o responsável de notícias da "VTM", Jeroen Wils.

A carta recebida na segunda-feira pelo "La Derniere Heure" continha também ameaças de morte contra a cunhada do rei da Bélgica, Alberto II.

Em maio do ano passado, as autoridades já haviam investigado uma mensagem enviada ao mesmo jornal, que alertava sobre um suposto plano de um grupo flamengo para assassinar a rainha Fabíola com um tiro durante os atos dq festividade nacional do dia 21 de julho.

Fabíola, de 81 anos e de origem espanhola, casou-se em 1960 com o rei Balduíno da Bélgica, que morreu em 1993, aos 63 anos.

Desde então, ela mantém o título de rainha, também pertencente a Paola, esposa do rei Alberto II, e, em suas últimas aparições, mostra um estado físico frágil. EFE rcf/sa-an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG