Radovan Karadzic comparece pela primeira vez ante o TPI

O ex-chefe político dos sérvios-bósnios, Radovan Karadzic, indiciado por genocídio há 13 anos, compareceu pela primeira vez nesta quinta-feira ante o Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia.

AFP |

Karadzic, em sua declaração inicial, anunciou que assumirá sua própria defesa.

Ele é acusado de ter desempenhado um papel crucial no sítio a Sarajevo e o massacre de 8.000 muçulmanos em Srebrenica, a maior atrocidade desse tipo cometida na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Karadzic, um psiquiatra de 63 anos, foi preso em 21 de julho passado quando viajavam num ônibus por Belgrado, depois de ter ficado foragido por mais de uma década, fazendo-se passar por Dragan Dabic, um especialista em medicina alternativa.

Desapareceu da vida pública em 1996, pouco depois que o TPI lançou uma ordem de prisão contra ele.

Enquanto esteve foragido, mudou totalmente sua aparência, apresentando-se como o dr. Dragan Dabic. Deixou crescer o cabelo e a barba, que embranqueceram, usava grandes óculos e um chapéu branco do tipo Panamá, dando a impressão de ser uma espécie de guru.

Nesta quinta, no entanto, o jornal sérvio Blic publicou em sua primeira página uma fotografia de Radovan Karadzic com sua nova imagem, sem barba, mais magro, com o cabelo grisalho, curto e penteado.

"É ele!", intitulou o periódico apresentando a fotografia do ex-líder político dos sérvios da Bósnia, tirada "antes de ser transferido para Haia".

Karadzic aparece com uma expressão serena, um leve sorriso nos lábios, a cabeça inclinada, usando uma pequena corrente dourada.

O Blic publicou outra fotografia nas páginas internas, desta vez com o líder sentado, com expressão mais séria, olhar sombrio e com as mãos apoiadas sobre os joelhos. Vestia uma camisa "azul claro com um pequeno emblema com a bandeira dos Estados Unidos", indicou o jornal.

O Blic apresenta estas fotos como "exclusivas".

pg/dm/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG