R. Unido proporá pilares do novo sistema financeiro global na cúpula da UE

Londres, 14 out (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, exporá amanhã na cúpula da União Européia (UE) os pilares que, na sua opinião, devem sustentar o sistema financeiro da nova era global, que precisa ser construído sobre transparência e responsabilidade.

EFE |

Em um encontro com a imprensa estrangeira em Londres, às vésperas da reunião de chefes de Estado e de Governo da UE, em Bruxelas, Brown expôs o que chamou de "segunda fase" da estratégia coordenada internacionalmente para enfrentar a crise financeira.

A "fase um", que já começou a ser aplicada, consistia em resgatar o sistema bancário para evitar a total crise, com uma ação em três lados que inclui "a injeção de liquidez por parte dos bancos centrais, a recapitalização das entidades e a retomada dos empréstimos a médio prazo com a garantia do Governo".

Brown disse que estes esforços - embora o efeito completo só será percebido após algum tempo - são necessários para restaurar a atividade comercial normal, como a concessão de hipotecas e financiamento de pequenas empresas.

A "fase 2", que Brown quer coordenar com os outros líderes europeus, busca "restaurar a confiança no sistema financeiro e bancário globais" e mostrar aos cidadãos que "foram abordados os problemas que causaram a crise, em primeiro lugar".

"Estamos na primeira crise financeira da era global", disse Brown, que advertiu que o desafio é "maior do que nunca". EFE jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG