Washington Post propõe eleição como saída para crise hondurenha - Mundo - iG" /

Washington Post propõe eleição como saída para crise hondurenha

Washington, 25 set (EFE).- A situação política em Honduras ficou mais confusa, mas, segundo um editorial publicado hoje pelo jornal The Washington Post, há uma estratégia clara para solucionar a crise: as eleições.

EFE |

Segundo o "Post", "Roberto Micheletti, que lidera o regime de fato, está decidido a impedir que o presidente deposto Manuel Zelaya copie o assalto à ordem democrática do qual é pioneiro seu mentor, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez".

"Mas, ao se recusar a aceitar o plano de um mediador internacional que teria aberto caminho para eleições e assegurado a retirada de Zelaya, Micheletti, encorajado por um punhado de aliados em Washington, abriu um flanco para o bando de Chávez", acrescenta o artigo.

"O resultado foi o retorno secreto de Zelaya ao país (...) e sua aparição na embaixada brasileira, de onde procurou fomentar a revolução populista que sempre quis", destacou o "Post".

"Felizmente, até agora ele falhou miseravelmente".

"Após dias de manifestações nas ruas, ontem Tegucigalpa voltou à normalidade e Zelaya ficou limitado a fazer acusações histéricas sobre ataques com radiação e gases tóxicos por parte de 'mercenários israelenses'", acrescenta o editorial.

Segundo o "Post", a maneira mais "adequada de se acabar com a crise hondurenha é realizando a eleição presidencial marcada para 29 de novembro", desde "que todos os hondurenhos se expressem livremente nelas e os Governos da região aceitem os resultados". EFE jab/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG