The Washington Post elogia mudança de Chávez a respeito das Farc - Mundo - iG" /

The Washington Post elogia mudança de Chávez a respeito das Farc

Washington, 11 jun (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que sofreram golpes devastadores nos últimos meses, perderam agora o apoio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou hoje um editorial do jornal The Washington Post.

EFE |

"A mudança de posição de Chávez sobre o grupo colombiano, que elogiou até poucos meses atrás, é um giro apropriado", disse o artigo.

No domingo passado, o presidente da Venezuela disse que a guerra de guerrilhas é algo do passado, e que um movimento insurgente armado não tem mais razão de ser na América Latina.

As Farc são a maior e mais antiga a organização guerrilheira da América Latina.

Segundo o editorial, a abrupto mudança de posição de Chávez sobre das Farc se deve, "obviamente", ao conteúdo dos computadores portáteis que os militares colombianos apreenderam durante uma incursão em um acampamento das Farc em território do Equador, no início de março.

"Os milhares de documentos digitais contêm provas firmes de que Chávez e o presidente do Equador, Rafael Correa, aceitaram ajuda das Farc em sua ascensão ao poder, e depois deram ou prometeram ao grupo dinheiro, armas e proteção", segundo o "Washington Post".

"Chávez espera evitar as conseqüências de seu apoio a um grupo terrorista contra um Governo democrático", acrescentou o editorial.

EFE jab/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG