Temas críticos marcarão 1º encontro de Obama e Ban - Mundo - iG" /

Temas críticos marcarão 1º encontro de Obama e Ban

Washington, 9 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se encontrarão amanhã pela primeira vez, em Washington, e a reunião deve ser marcada por temas polêmicos.

EFE |

O encontro vai representar uma espécie de reconciliação dos americanos com a ONU, após os momentos de tensão registrados na gestão de George W. Bush, como a invasão ao Iraque.

Atos como o anúncio do fechamento de Guatánamo levaram a uma reaproximação das Nações Unidas com os EUA.

A embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, disse que o encontro desta terça será uma oportunidade para abordar "temas críticos", como "a segurança e o desenvolvimento, incluindo os atuais esforços humanitários na crise do Sudão".

Ban e Obama também vão discutir temas relativos aos "esforços globais pela prevenção e proliferação de armamento nuclear, a atual crise econômica global, a pobreza, a reforma das Nações Unidas e as operações de paz do organismo multilateral".

O secretário-geral da ONU também estuda a possibilidade de convocar uma cúpula sobre a mudança climática e espera contar com a presença de Obama.

Ban, que ficará em Washington até o dia 11 de março, deve se reunir também com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

O encontro na Casa Branca será o primeiro oficial entre o presidente americano e o principal responsável das Nações Unidas.

Até agora, eles conversaram apenas por telefone, sobre diversos assuntos da comunidade internacional. EFE pgp/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG