Televisió de Catalunya quer que estrangeiros aprendam catalão - Mundo - iG" /

Televisió de Catalunya quer que estrangeiros aprendam catalão

São Paulo, 14 dez (EFE).- A Televisió de Catalunya quer que os cerca de 1 milhão de estrangeiros que vivem na comunidade autônoma espanhola aprendam o idioma catalão, informou hoje, em São Paulo, um de seus responsáveis Agora nossa aposta é chegar com a televisão aos cidadãos que não falam catalão e fazem parte de nossa economia, de nossa cultura, afirmou o chefe do Departamento Linguístico da Televisió de Catalunya, Ernest Rusinés.

EFE |

O espanhol participou hoje, em São Paulo, no II Seminário Global sobre Diversidade Linguística, Globalização e Desenvolvimento, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pela Casa de Línguas Linguamón, da Espanha, além da Fundação Roberto Marinho.

No fórum, foi discutido o desenvolvimento dos meios de comunicação, especialmente com o surgimento da internet, e sua relação com as línguas e dialetos existentes no mundo.

A experiência da "Televisió de Catalunya", com uma rede pública que conta com seis canais em catalão para uma população de 7,7 milhões de pessoas, foi um dos temas abordados no fórum.

"Agora estamos com um projeto de colocar legendas em inglês, árabe e espanhol em alguns de nossos programas de produção própria e nos que são dublados em catalão para atender a nossa população estrangeira e ajudar na aprendizagem de outras línguas, como o inglês", comentou Rusinés.

O espanhol lembrou que os principais imigrantes que chegam à Catalunha procedem de Marrocos, Romênia, Equador, Bolívia e Colômbia, nesta ordem.

Além do especialista catalão, o encontro contou com a participação do ex-ministro da Cultura e cantor, Gilberto Gil, como expositor.

O seminário retoma o debate da primeira edição, realizada em Nova York em 2008, por ocasião do Ano Internacional das Línguas proclamado pela ONU, que abordou como tema principal a preservação do patrimônio linguístico. EFE wgm/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG