Slumdog Millionaire , Kate Winslet e Heath Ledger reinam no Globo de Ouro - Mundo - iG" /

Slumdog Millionaire , Kate Winslet e Heath Ledger reinam no Globo de Ouro

Slumdog Millionaire, do diretor britânico Danny Boyle e ambientado na Índia, levou no domingo quatro Globos de Ouro, incluindo o de melhor filme dramático, em uma noite que que premiou ainda o falecido Heath Ledger, Kate Winslet duas vezes e Vicky Cristina Barcelona como melhor comédia.

AFP |

O longa que narra a história de "Jamal Malik", um jovem órfão de 18 anos que vive nos subúrbio de Mumbai e luta para participar na versão indiana do programa "Quem quer ser milionário?", foi o grande vencedor do Globo de Ouro, que teve como principal derrotado "O Curioso Caso de Benjamin Button", protagonizado Brad Pitt e Cate Blanchett, que saiu de mãos vazias, apesar das cinco indicações.

"Slumdog Millionaire" é uma adaptação do romance de Vikas Swarup "Q and A" pelo roteirista Simon Beaufoy, famoso pelo trabalho em "Ou Tudo ou Nada" de 1997, que no domingo levou ainda os prêmios de roteiro, trilha sonora e diretor para Danny Boyle, que ficou famoso na década de 90 com filmes como "Cova Rasa" e "Traispotting".

Os três filmes com mais indicações, cinco cada, saíram da 66ª edição do Globo de Ouro sem nenhuma estatueta: o já citado "Benjamin Button", "Frost/Nixon" e "Dúvida".

A britânica Kate Winslet foi outro grande destaque da noite, ao levar os dois prêmios aos quais estava indicada: melhor atriz coadjuvante por "The Reader", no qual interpreta uma ex-guarda de um campo de concentração nazista, e melhor atriz de drama por "Apenas um Sonho", um olhar comovente sobre a vida em casal que marcou seu reencontro com Leonardo DiCaprio depois de "Titanic", sob a direção do marido Sam Mendes.

"Sinto muito Meryl, Anne, Kristin, quem é a outra... Angelina! Muito, muito obrigado", afirmou uma emocionada Kate Winslet ao vencer na categoria de atriz em filme dramático, na qual concorria com Anne Hathaway por "O Casamento de Rachel", Angelina Jolie por "A Troca", Meryl Streep por "Dúvida" e Kristin Scott Thomas por "I've Loved You So Long".

"Leo eu te amo", afirmou ao colega de filme durante o agradecimento.

Outro fato marcante da noite foi a vitória do australiano Heath Ledger como ator coadjuvante por seu Coringa de "O Cavaleiro das Trevas", quase um ano depois de sua morte por overdose de medicamentos aos 28 anos de idade.

"Todos os que trabalhamos com Heath em 'The Dark Knight' aceitamos isto como um sentimento de tristeza, mas incrivelmente orgulhosos", afirmou o diretor do filme de maior bilheteria de 2008, Christopher Nolan, ao receber o prêmio para um ator que segundo ele terá a falta "sentida eternamente, mas nunca será esquecido".

A vitória de Ledger faz de seu nome ainda mais forte para um possível Oscar em fevereiro.

Na categoria de filme de comédia ou musical, a vitória foi de "Vicky Cristina Barcelona". Entre os intérpretes as estatuetas ficaram com Colin Ferrell por "Na Mira do Chefe" e Sally Hawkins, pelo independente "Happy go Lucky", que mal conseguiu agradecer pelo prêmio tamanha era sua emoção.

O prêmio de ator dramático também foi muito aplaudido, já que representou a ressureição de Mickey Rourke. Por seu papel em "O Lutador, o intérprete de 52 anos, famoso nos anos 80 por filmes como "Nove Semanas e Meia de Amor", superou Brad Pitt, Leonardo DiCaprio, Sean Penns e Frank Langella.

Nas categorias de televisão os destaques foram a série de comédia "30 Rock", que levou todos os prêmios (série, ator para Alec Baldwin e atriz para Tina Fey") e a minissérie "John Adams", com prêmios de melhor filme para TV, ator para Paul Giamatti e atriz para Laura Linney.

O Globo de Ouro deste ano marcou a retomada da festa, que não aconteceu ano passado pela greve dos roteiristas.

Organizado pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), o Globo de Ouro pode ser considerado uma prévia do Oscar em algumas categorias, apesar dos premiados nem sempre coincidirem com os da Academia, que terá sua festa no dia 22 de fevereiro.

tq/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG