Phoenix começa a analisar solo de Marte - Mundo - iG" /

Phoenix começa a analisar solo de Marte

Washington, 11 jun (EFE) - A sonda Phoenix da Nasa (agência espacial americana) iniciou seus trabalhos de análise do solo de Marte, informou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, em inglês) da Nasa.

EFE |

"Temos um forno cheio" de material no laboratório com o qual conta a nave, que pousou em maio em uma zona próxima ao pólo norte do planeta, assinalou Bill Boynton, cientista da Universidade de Tucson, Arizona.

"Foram necessários 10 segundos para encher totalmente o forno", acrescentou Boynton, que dirige as operações do Analisador Termal e de Gases (Tega, em inglês) da nave.

O braço robótico da nave recolheu esse material e o lançou sobre o forno número 4 na sexta-feira passada, 12 dias depois que pousou no planeta em uma missão de três meses para analisar o gelo e buscar materiais orgânicos.

A análise do material de Marte havia sido dificultada devido a sua estranha consistência, que impedia passar pela peneira do laboratório.

"Há algo muito estranho neste material de um lugar de Marte que não conhecíamos", indicou Peter, o cientista principal da missão da "Phoenix".

"Estamos interessados em determinar que tipo de substância química e atividade mineral fizeram com que as partículas aderissem", acrescentou o cientista da Universidade do Arizona.

Segundo um comunicado do JPL, atualmente os cientistas se preparam para ordenar que, amanhã, a "Phoenix" colete mais material de Marte para ser analisado pelo microscópio óptico da nave.

A "Phoenix" também continuará captando imagens em alta resolução do panorama que a cerca, disse o JPL. EFE ojl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG