Ovelha negra dos Gandhi é protagonista de eleições na Índia - Mundo - iG" /

Ovelha negra dos Gandhi é protagonista de eleições na Índia

Nova Délhi, 23 mar (EFE).- A ovelha negra da família Gandhi se transformou em protagonista do início da campanha para as próximas eleições gerais na Índia devido a seu perfil antimuçulmano e à insistência do partido hinduísta Bhartiya Janata Party (BJP) em mantê-lo como candidato.

EFE |

A legenda confirmou hoje que vai manter Varun Gandhi, neto da ex-primeira-ministra Indira Gandhi, como candidato pelo distrito de Pilibhit, no estado de Uttar Pradesh, apesar de a Comissão Eleitoral indiana (CE) ter recomendado o contrário.

"Quero dizer claramente que Varun Gandhi será nosso candidato e faremos campanha por ele", declarou à imprensa o presidente do BJP, Rajnath Singh.

Em declarações à agência "IANS", um porta-voz da legenda, Balbir Punj, disse que a CE "não tem direito de sugerir ou recomendar a um partido político qual candidato deve apresentar".

A polêmica começou depois de Varun ter feito comentários contra muçulmanos durante um comício transmitido por canais de televisão indianos.

"Se alguém levanta uma mão contra os hindus ou pensa que não têm ninguém que os apoie, juro pelo (texto sagrado) Bhagavad Gita que lhe cortarei essa mão", disse um exaltado Varun.

"Os hindus que fiquem neste lado, e enviaremos o resto para o Paquistão. Esta é a mão da flor de lótus (o símbolo do BJP), que cortará seus pescoços após as eleições", gritou o candidato.

Tais palavras levaram a CE a recomendar que o BJP o retire de suas listas, alegando que o contrário "seria percebido como a aprovação de seus imperdoáveis atos de incitação à violência e instigação a sentimentos de inimizade e ódio entre diferentes classes de cidadãos da Índia".

Varun respondeu que a CE se apressou em censurá-lo por motivações "políticas".

As eleições gerais indianas serão realizadas em cinco fases entre os dias 16 de abril e o 13 de maio deste ano. EFE amp-ja/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG