Os criminosos são os líderes dos EUA e Europa , diz Omar al-Bashir - Mundo - iG" /

Os criminosos são os líderes dos EUA e Europa , diz Omar al-Bashir

Os criminosos são os líderes dos Estados Unidos e da Europa, afirmou nesta quinta-feira o presidente sudanês Omar al-Bashir em uma grande manifestação em Cartum em protesto pela ordem de detenção emitida contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). Milhares de sudaneses participaram na manifestação no centro da capital sudanesa.

AFP |



"Deus é maior. Não há outro Deus que Alá", afirmou Bashir aos simpatizantes na Praça dos Mártires.

Os manifestantes vaiaram os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e os "judeus", assim como o promotor do Tribunal, o argentino Luis Moreno Ocampo, que solicitou aos juízes a ordem de prisão contra Bashir.

"O campo e os judeus fomos treinados para enfrentar pessoas como vocês", gritou a multidão, que exibia cartazes com fotos do presidente sudanês.

O Tribunal emitiu na quarta-feira uma ordem de prisão contra Bashir por crimes de guerra e crimes contra a humanidade na região sudanesa de Darfur, sacudida por uma guerra civil que provocou 300 mil mortes, segundo a ONU, e 10 mil, de acordo com Cartum.

Bashir repetiu nos últimos meses que Tribunal é o resultado de um "complô 100% sionista" para desestabilizar o Sudão.

A União Africana (UA) se reunirá nesta quinta-feira para analisar a ordem de prisão contra Bashir, que o bloco já afirmou que prejudica o processo de paz no Sudão.

Leia mais sobre Darfur

    Leia tudo sobre: darfur

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG