Omar perde intensidade e pode ser rebaixado à tempestade tropical - Mundo - iG" /

Omar perde intensidade e pode ser rebaixado à tempestade tropical

MIAMI - O ciclone Omar perdeu intensidade ao se deslocar sobre águas abertas do Atlântico e poderia ser rebaixado à tempestade tropical nas próximas 24 horas, informou hoje o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês).

EFE |

Os ventos máximos sustentados do fenômeno baixaram de 140 a 120 km/h, mas "Omar" ainda é um furacão de categoria um, a mínima na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco.

"É previsto um enfraquecimento gradual do furacão e 'Omar' poderia se transformar em tempestade amanhã", indicou o NHC em seu boletim de 18h (em Brasília) de hoje.

O centro de "Omar", o sétimo furacão da temporada na bacia atlântica, estava, a essa hora, perto da latitude 22,1 graus norte e da longitude 59,7 graus oeste, 560 quilômetros a nordeste das ilhas Leeward.

O furacão aumentou sua velocidade de translação a 43 km/h e se dirige rumo ao nor-nordeste. O NHC advertiu de que o ciclone ainda leva fortes chuvas no centro e norte das Pequenas Antilhas.

Na atual temporada de ciclones no Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, foram formadas 15 tempestades tropicais e sete furacões.

Os meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, em inglês) previram que esta temporada seria muito ativa, com a possível formação de 14 a 18 tempestades tropicais, das quais entre sete e dez poderiam chegar a se transformar em furacões.

    Leia tudo sobre: omar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG