Omar perde força ao se encaminhar às águas abertas do Atlântico - Mundo - iG" /

Omar perde força ao se encaminhar às águas abertas do Atlântico

Miami, 16 out (EFE) - O furacão Omar perdeu força hoje enquanto se afasta rapidamente do norte das Pequenas Antilhas em direção às águas abertas do Atlântico, informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

EFE |

Em seu boletim de 12h (em Brasília), o NHC informou que "Omar", o sétimo furacão da temporada na bacia atlântica, estava próximo à latitude 20,2 graus norte e da longitude 61,3 graus oeste, 290 quilômetros ao nordeste do norte das Pequenas Antilhas.

O sistema se desloca a nordeste com uma velocidade de translação de 37 km/h e deve manter esta trajetória nas próximas 48 horas, destacou o NHC, com sede em Miami.

Atualmente, "Omar" é um furacão de categoria 1, após alcançar o nível 3 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de 5, e apresentava a essa hora ventos máximos sustentados de 140 km/h.

Os especialistas disseram que o fenômeno meteorológico perderá força nos próximos dois dias e advertiram de que ainda causa fortes chuvas no centro e norte das Pequenas Antilhas.

Na atual temporada de ciclones no Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, foram formadas 15 tempestades tropicais e sete furacões.

Os meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, em inglês) previram que esta temporada seria muito ativa, com a possível formação de 14 a 18 tempestades tropicais, das quais entre sete e dez poderiam chegar a se transformar em furacões. EFE emi/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG