O Capital , de Karl Marx, será tema de musical na China - Mundo - iG" /

O Capital , de Karl Marx, será tema de musical na China

A principal obra do pensamento do filósofo alemão Karl Marx, O Capital, vai ser transformada em musical na China, com estreia prevista para o ano que vem. O estudo político-econômico sobre o capitalismo deverá se transformar em uma colorida narrativa ambientada em uma empresa onde os operários estão insatisfeitos com as condições de trabalho.

BBC Brasil |

Na trama, eles descobrem que estão sendo explorados por um chefe inescrupuloso que só pensa em lucros e se revoltam. Os trabalhadores decidem agir, mas não conseguem chegar a um acordo. Alguns empregados se amotinam, outros tentam barganhar coletivamente, e um terceiro grupo resolve continuar trabalhando.

O show contará com números de dança nos moldes dos musicais da Broadway e de shows de Las Vegas. O diretor da montagem, He Nian, que é conhecido por dirigir cenas de lutas de artes marciais, disse que o musical chinês será "descolado" e incluirá "uma banda ao vivo, danças e canto".

He Nian, entretanto, ressaltou em entrevista ao jornal Wen Hui Bao
que a mensagem será séria e a adaptação primará por fidelidade à ideologia marxista. "O estilo da apresentação não é o que importa, mas sim que as teorias de Marx não sejam distorcidas", disse.

Para tanto, os produtores contrataram como consultor o professor de economia Zhang Jun, que leciona na prestigiosa Universidade Fudan de Xangai. Zhang Jun vai revisar o roteiro para garantir fidelidade às ideias marxistas.

O Ministério de Propaganda, responsável pela censura cultural, ainda não se manifestou sobre a montagem. Mas Yang Shaolin, gerente do Centro de Artes Dramáticas de Xangai, disse ao jornal britânico The Guardian que hoje em dia é possível conduzir uma montagem moderna de "O Capital" com "personagens, elementos dramáticos e significado educacional" graças ao momento de explosão criativa que a China vive.

Leia mais sobre: musical , China

    Leia tudo sobre: chinamusical

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG