NY Times diz que vitória de Ahmadinejad põe Obama em difícil posição - Mundo - iG" /

NY Times diz que vitória de Ahmadinejad põe Obama em difícil posição

Washington, 14 jun (EFE).- A vitória de Mahmoud Ahmadinejad nas eleições iranianas põe o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na difícil posição de ter de lidar com um chefe de Estado suspeito de fraude eleitoral, diz o diretor do New York Times, Bill Keller.

EFE |

Keller, que publicou hoje um artigo analítico direto de Teerã, diz que é impossível dizer com certeza se a reeleição de Ahmadinejad reflete a preferência do povo iraniano ou o veredicto de um regime fundamentalmente autoritário.

O diretor do "NY Times" escreveu ainda que, para aqueles que sonhavam com um Irã mais amável, ontem foi um dia de profundo desencanto e de esperanças frustradas tanto nas ruas de Teerã como nos centros de poder das capitais ocidentais.

Os resultados das eleições presidenciais de sexta-feira, divulgados ontem, mostram que Ahmadinejad venceu com 62,6% dos votos, enquanto seu principal oponente, o pró-reformista Hussein Moussavi, obteve o apoio de 34% dos eleitores.

Moussavi, que se referiu às eleições como um "espetáculo mágico", denunciou uma fraude generalizada no pleito. Esta situação, diz Keller, deixa Obama e outros líderes ocidentais numa posição difícil.

O diretor do "NY Times" lembra que tanto Obama como outros líderes viam uma possível melhora nas relações com Teerã como uma forma de ajudar a solucionar os problemas com o Afeganistão, o Iraque e a proliferação nuclear.

Em vez disso, escreveu Keller, agora eles "enfrentam a perspectiva de ter de negociar com um homem que, além de negar de forma acérrima o Holocausto, desponta como suspeito de uma eleição falsa".

O diretor da publicação disse ainda achar que os resultados do pleito foram "reconfortantes" para os ultraconservadores em Israel e em algumas capitais ocidentais que temiam que um presidente iraniano mais amistoso levasse o mundo a baixar a guarda frente à ameaça nuclear representada por Teerã. EFE tb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG