Número dois da Coreia do Norte nega que Kim esteja doente - Mundo - iG" /

Número dois da Coreia do Norte nega que Kim esteja doente

Tóquio - O número dois do governo norte-coreano, Kim Yong-nam, negou hoje que o líder de seu país, Kim Jong-il, esteja doente, e assegurou que não há nada de errado com sua saúde, informou a agência japonesa Kyodo.

EFE |

As especulações sobre uma suposta doença de Kim surgiram ontem por sua ausência nas celebrações do 60º aniversário do país comunista.

Os rumores ganharam força hoje, depois de a Coreia do Sul dizer que acredita que o líder norte-coreano tem um sério problema de saúde.

O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, convocou hoje uma reunião urgente de seus assessores para discutir os rumores sobre o estado de saúde de Kim, que, segundo fontes de inteligência dos Estados Unidos, poderia ter sofrido um derrame cerebral.

Lee discutiu com seus assessores as medidas de resposta a "uma possível doença séria" do líder norte-coreano, cuja ausência no desfile militar realizado ontem aumentou as especulações sobre seu estado de saúde, que poderia ser delicado há muito tempo.

"Estamos quase seguros de que está acontecendo algo com o estado de saúde do líder norte-coreano", disseram fontes da inteligência de Seul, citadas pela agência local "Yonhap".

Já o embaixador norte-coreano para as relações com o Japão, Song Il-ho, negou que Kim Jong-il esteja doente, e atribuiu os rumores sobre a gravidade de seu estado de saúde a "uma conspiração", informou a "Kyodo".

"O objetivo é formar uma opinião pública sobre algo que não é verdade. A imprensa ocidental já havia informado falsidades anteriormente", disse Song.

Kim Jong-il não é visto em público desde 14 de agosto. O líder norte-coreano sofre com problemas de coração e diabetes.

Leia mais sobre: Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG