Norbert se transforma em tempestade tropical e perde força rapidamente - Mundo - iG" /

Norbert se transforma em tempestade tropical e perde força rapidamente

México, 12 out (EFE).- O Norbert, que chegou no sábado à costa do noroeste do México como furacão, está sobre o estado de Chihuahua (norte) transformado em tempestade tropical e perde força rapidamente, informou hoje o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

EFE |

A tempestade, com índice de periculosidade moderado, estava às 7h local (9h de Brasília) 30 quilômetros ao oeste de Cuauhtémoc (Chihuahua) e 285 quilômetros ao nordeste de Ciudad Obregón (Sonora), local aonde "Norbert" chegou no sábado à noite, ainda como furacão.

O fenômeno tem agora ventos de 65 km/h, seqüências de 80 km/h e deixa o tempo nublado sobre o norte do país, informou o SMN no relatório mais recente.

O SMN disse que, na tarde de hoje, "Norbert" continuará perdendo força e se transformará em uma depressão tropical.

Na passagem pelo México, "Norbert" levou à retirada de mais de 600 pessoas no estado de Baixa Califórnia Sul, região que o fenômeno castigou como furacão de categoria dois, mas sem deixar maiores danos.

Além disso, após atravessar o estado, entrou no mar de Cortés, no Golfo do México, e depois tocou terra em Sonora, onde também não foram registrados danos.

Nesta última região, o diretor estadual de Defesa Civil de Sonora, Willebaldo Alatriste, disse à Agência Efe que as autoridades habilitaram 60 abrigos com capacidade para receber 10 mil pessoas.

O Governo local ordenou evacuações preventivas nos municípios de Navojoa (com 144 mil habitantes), Huatabampo (74 mil) e Etchojoa (55 mil).

As preocupações das autoridades estavam centradas em Huatabampo, onde "Norbert" tocou terra e que é uma região de vale habitada por comunidades indígenas pobres, disse Alatriste.

Nessa área, foram evacuadas aproximadamente 1,5 mil pessoas, embora a Defesa Civil não disponha de dados totais sobre o número de deslocados em todo o estado de Sonora. EFE jd/fh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG