New York Post pede desculpas por charge de chimpanzé - Mundo - iG" /

New York Post pede desculpas por charge de chimpanzé

O jornal americano The New York Post pediu desculpas aos leitores ofendidos por uma charge que algumas pessoas consideraram uma representação racista do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

BBC Brasil |

O cartunista Sean Delonas fez um desenho da polícia atirando em um chimpanzé, com a frase "Vão ter de encontrar outro para escrever o pacote de estímulo (econômico)".


Charge do NY Post

O jornal afirmou que o objetivo era zombar de um projeto "redigido de forma inepta". Porém, a charge recebeu inúmeras críticas e manifestantes protestaram em frente à sede do jornal.

"Àqueles que ficaram ofendidos pela imagem, pedimos desculpas", afirmou o diário em um editorial publicado nesta sexta-feira.

Por outro lado, o jornal também afirmou que "alguns na imprensa e na vida pública que tiveram diferenças com o Post no passado" usaram a polêmica da charge como "uma oportunidade de revidar".

"Às vezes, uma charge é apenas uma charge - até se os oportunistas tentarem transformá-la em algo diferente", conclui o editorial.

Na última terça-feira, Obama sancionou o pacote de estímulo à economia americana no valor de US$ 787 bilhões.

O jornal The New York Post tinha afirmado que a charge era uma "clara paródia a uma notícia atual, sobre o extermínio de um chimpanzé violento em Connecticut". "Ela zomba abertamente dos esforços de Washington de reavivar a economia", afirmou o editor-chefe do jornal, Col Allen.

A notícia sobre o chimpanzé de estimação morto em Stamford, Connecticut, na última segunda-feira, foi divulgada em todo o país. O animal foi morto após atacar e desfigurar uma amiga de sua dona.

A explicação de Allen foi rejeitada por Andrew Rojecki, co-author do livro The Black Image in the White Mind ("A Imagem Negra na Mente Branca", em tradução livre).

"Os policiais estão dizendo 'Alguém vai ter de escrever o próximo pacote de estímulo'. Bom, quem escreveu o último projeto de estímulo? Foi Obama e o Partido Democrata, mas o plano é realmente associado a uma pessoa, e ela é Obama", afirmou Rojecki ao jornal Chicago Tribune.

"Como o Post permitiu que a charge fosse aprovada como uma sátira?", perguntou Barbara Ciara, presidente da Associação Nacional dos Jornalistas Negros em um comunicado.

"Comparar o primeiro chefe de Estado afro-americano com um chimpanzé é um disparate racista", acrescentou.

Americanos revoltados com a charge fizeram comentários com críticas em diversos blogs, e leitores do jornal congestionaram as linhas telefônicas com ligações reclamando da caricatura e protestaram em frente à sede do Post.

O cartunista Sean Delonas já causou polêmica em outras ocasiões, com charges que satirizavam a perna amputada da ex-mulher de Paul McCartney, Heather Mills, e desenhos que retratavam muçulmanos como terroristas.

Leia mais sobre NY Post

    Leia tudo sobre: ny post

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG