Não haverá grande mudança com Obama , diz secretário dos EUA para A. Latina - Mundo - iG" /

Não haverá grande mudança com Obama , diz secretário dos EUA para A. Latina

MADRI - O secretário americano de Estado adjunto para a América Latina, Thomas Shannon, afirmou hoje em Madri que após a posse de Barack Obama não vai haverá uma grande mudança na maneira de interpretar o que ocorre na América Latina.

EFE |

"Compartilhamos a visão estratégica da região", assegurou Shannon a apenas 11 dias da posse do democrata, durante o fórum Tribuna Ibero-Americana, organizada pela Casa da América de Madri e pela Agência Efe.

Thomas Shannon considerou que o Governo de George W. Bush entrega ao presidente eleito "uma boa obra, que vai a servir como base para que possa construir e aprofundar" as relações dos Estados Unidos com a América Latina.

Entre os desafios que enfrenta América Latina, Shannon citou "a luta contra o crime organizado e os narcotraficantes", principalmente no México e na América Central, onde, segundo ele, esses grupos representam "uma ameaça ao Estado democrático".

A reunião que manterão na próxima segunda-feira Barack Obama e o presidente do México, Felipe Calderón, foi classificada pelo secretário de Estado adjunto como "sumamente importante", para os Estados Unidos "deixarem claro aos mexicanos seu compromisso de continuar a luta contra o tráfico de drogas e armas".

Shannon também se referiu à Venezuela e lembrou que os Estados Unidos "deixou claro que quis melhorar a relação entre os países, sem maior interesse por parte do presidente Hugo Chávez", que agora, segundo ele, verá em Barack Obama uma nova "oportunidade" de se aproximar.

Quanto ao futuro de Cuba, Shannon considerou fundamental um processo de democratização acompanhado da abertura de um espaço para o diálogo nacional, além da libertação dos presos políticos e do respeito aos direitos humanos.

Leia mais sobre América Latina

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG