Não falamos de sanções à Rússia , diz ministro francês de Exteriores - Mundo - iG" /

Não falamos de sanções à Rússia , diz ministro francês de Exteriores

Paris, 25 ago (EFE).- O ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, disse hoje que a União Européia (UE) não prevê sanções contra a Rússia, ao assinalar que na cúpula dos 27 convocada para a próxima segunda-feira se passará em revista a retirada russa da Geórgia e se falará do futuro.

EFE |

Ontem, o Palácio do Eliseu anunciou a convocação pelo presidente francês e de turno da UE, Nicolas Sarkozy, de uma cúpula extraordinária dos líderes do bloco para o dia 1º de setembro para falar da crise na Geórgia e o futuro das relações da UE com a Rússia.

Sarkozy intermediou o acordo de cessar-fogo entre Geórgia e Rússia, que prevê, entre outros, a retirada das tropas russas até suas posições anteriores à explosão das hostilidades na região separatista georgiana da Ossétia do Sul no dia 7 de agosto.

"Evitamos o pior ao obter o cessar-fogo e a retirada da imensa maioria das tropas russas", disse Kouchner.

"Embora continue havendo problemas, não falamos de sanções", disse, ao explicar que "há uma espécie de corredor no qual a Rússia patrulha e também é preciso controlar isso".

"Deveremos, e será mais fácil depois da reunião dos chefes de Estado, enviar observadores por meio da OSCE (Organização de Segurança e Cooperação na Europa) e observadores da UE, para controlar a aplicação do acordo de cessar-fogo, assim como falar do futuro", disse. EFE ao/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG