Milk e último Batman são fortes candidatos à indicação no Globo de Ouro - Mundo - iG" /

Milk e último Batman são fortes candidatos à indicação no Globo de Ouro

Fernando Mexía.

EFE |

Los Angeles (EUA), 11 dez (EFE) - A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood anunciará nesta quinta-feira os indicados da 66ª edição do Globo de Ouro, que tem como grandes favoritos o filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e o aclamado "Milk".

O Globo de Ouro é considerado a ante-sala ao Oscar e sempre serviram de termômetro para antecipar quais são as produções que disputarão uma estatueta em fevereiro.

Filmes como "Milk", "Batman - O Cavaleiro das Trevas", "Doubt", "Frost/Nixon", "O Curioso Caso de Benjamin Button" ou o independente "Slumdog Millonaire", aclamados pela crítica, inicialmente partem com mais chances de obter uma nomeação no Globo de Ouro.

No entanto, podem entrar na competição "A Troca" e "Gran Torino", ambos de Clint Eastwood, "The Wrestler", vencedor do Leão de Ouro no último festival de cinema de Veneza, ou o reencontro de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet após "Titanic" (1997) em "Revolutionary Road".

"Última Parada 174", de Bruno Barreto, pode ser indicado para melhor filme estrangeiro, assim como "El tinte de la fama" (Venezuela), "Leonera" (Argentina), e as mexicanas "Desierto adentro", "Casi divas" e "Arranca-me a Vida".

Os longa-metragens concorrerão com outros 47 títulos em língua estrangeira.

Como uma prévia do que poderia ocorrer no Globo de Ouro, este mês foi divulgada a seleção de melhores produções de 2008 por parte de duas associações de críticos de cinema dos Estados Unidos, The National Board of Review (NBR) e Broadcast Film Critics Association (BFCA).

O último filme protagonizado por Brad Pitt, "O Curioso Caso de Benjamin Button", que conta a história de um homem que nasce velho e rejuvenesce com os anos, e o longa "Milk", protagonizado por Sean Penn, que interpreta o ativista e político homossexual Harvey Milk, lideraram as indicações da BFCA, com oito candidaturas.

O drama romântico indiano "Slumdog Millionaire", no qual um jovem tenta, no programa de televisão "Who Wants to be Millionaire?", impressionar a família da menina por quem é apaixonado, foi considerado o melhor filme do ano pelo NBR e disputará também os prêmios da BFCA.

Os atores que entram na maioria das previsões para o Globo de Ouro são, além de Brad Pitt e Sean Penn, Clint Eastwood ("Gran Torino"), Leonardo DiCaprio ("Revolutionary Road") e Frank Langella ("Frost/Nixon").

Entre as atrizes os destaques ficam com Meryl Streep ("Doubt"), Anne Hathaway ("O Casamento de Rachel") e Cate Blanchett ("O Curioso Caso de Benjamin Button").

Kate Winslet poderia obter uma dupla indicação, quase garantida como melhor atriz coadjuvante por "The Reader" e com possibilidades como protagonista de "Revolutionary Road".

Outro dos nomes presumivelmente fixos na lista de candidaturas serão o "Coringa" de Heath Ledger - morto em janeiro deste ano - em "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e a espanhola Penélope Cruz por papel em "Vicky Cristina Barcelona", em ambos os casos como coadjuvantes.

Na disputa pelo Globo de Ouro de melhor direção tudo aponta para que os indicados sejam David Fincher por "O Curioso Caso de Benjamin Button", Ron Howard por "Frost/Nixon" e Christopher Nolan por "Batman - O Cavaleiro das Trevas", entre outros.

As séries com mais chances de conseguir uma indicação a um Globo de Ouro são os velhos conhecidos "House" e "Mad Men", vencedor da última edição, que podem concorrer com "Breaking Bad", "In Treatment" e "True Blood".

O anúncio será feito no hotel Beverly Hilton de Los Angeles, onde também ocorrerá a entrega dos prêmios da 66ª edição do Globo de Ouro no dia 11 de janeiro de 2009. EFE fmx/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG