Lolita de 23 anos promove cultura pop japonesa - Mundo - iG" /

Lolita de 23 anos promove cultura pop japonesa

Isabel Conde. Tóquio, 5 mar (EFE).- O Japão decidiu promover sua cultura pop internacionalmente usando três modelos que representam algumas de suas curiosas tendências de moda, como o estilo Lolita.

EFE |

O Ministério de Exteriores japonês acaba de anunciar a nomeação de Misako Aoki, Yu Kimura e Shizuka Fujioka como "Embaixadoras das Tendências da Cultura Pop Japonesa".

Estas três jovens representam algumas das correntes da moda japonesa mais veneradas em todo o mundo: o estilo "Lolita", o "Harajuku" (bairro de Tóquio conhecido por sua moda e cultura pop), e o "Colegial".

Segundo um comunicado oficial, as três modelos serão encarregadas de promover "a confiança" no Japão e de divulgar a cultura através da imagem, em um momento no qual a economia local se vê fortemente atingida pelos efeitos da crise financeira mundial.

Após ser nomeada oficialmente, Misako Aoki, uma "Lolita" de 23 anos, disse à Agência Efe que se sente "muito orgulhosa" de poder liderar as representantes japonesas desta cultura no mundo.

Aoki, que desde os 16 anos promove esta tendência em seu país, explicou que as "Lolitas" tentam preservar com sua imagem a inocência e o estilo infantil das bonecas.

"Quando éramos pequenas, queríamos nos vestir como as bonecas.

Vestir-me de 'Lolita' me permite ser como uma boneca, mesmo depois de adulta", disse a jovem.

A nova "embaixadora" não ficou tímida no momento de posar para a Efe exibindo cada um dos detalhes de seu despojado estilo, com vestido rosa com detalhes verdes, laço no cabelo, anéis em forma de bolo e coração, unhas pintadas de várias cores e sapatos de purpurina rosa.

Enfermeira e modelo de profissão, Misako Aoki confessou que se veste desta maneira para enfrentar em seus momentos livres o estresse do dia-a-dia.

"Esse estilo me ajuda a relaxar", assegura esta fã incondicional da boneca Licca-chan, a versão japonesa da Barbie.

A nova "embaixadora" terá a missão de representar seu país na feira "Expo Japan", que será realizada em julho na França, onde vai mostrar a cultura "pop" japonesa ao mundo ocidental.

Os organizadores da feira, que no ano passado passou por 14 países, perceberam o "respeito" e a "devoção" que muitos estrangeiros têm pela cultura "pop" japonesa.

"Muitos jovens copiam as tendências de 'Harajuku', e palavras como 'Kawai' (termo que em português poderia ser traduzido como 'fofo') já são conhecidas no mundo todo", assegurou à Efe Takamasa Sakurai, um dos organizadores da "Expo Japan".

"Precisávamos de alguém que fosse comunicativo e que incentivasse as pessoas que sentem afinidade com o Japão", acrescentou.

A disponibilidade para viajar ao exterior, a originalidade e um estilo de acordo com as expectativas do público internacional foram os requisitos para escolher as três "embaixadoras", que este ano viajarão para vários países para promover a cultura japonesa.

Os detalhes do visual desta nova "embaixadora" são considerados tão importantes que os organizadores da feira não acreditam que seja necessário que Aoki fale inglês, idioma que ela desconhece.

Os responsáveis pela iniciativa alegam que sua imagem, que representa a veneração japonesa pelo estético, vale mais que mil palavras. EFE icr-yk/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG