Líder espiritual da Al-Qaeda é solto na Grã-Bretanha - Mundo - iG" /

Líder espiritual da Al-Qaeda é solto na Grã-Bretanha

Abu Qatada, considerado o líder espiritual da Al-Qaeda na Europa, foi libertado nesta terça-feira na Grã-Bretanha, sob certas condições, informou uma fonte oficial.

AFP |

Qatada saiu da prisão de Long Martin, no oeste da Inglaterra, por volta das 20H20 local (16H20 Brasília), no banco de trás de um automóvel e com a cabeça coberta por uma manta.

A medida, decretada no início de maio pela Comissão Especial de Apelações sobre Imigração (SIAC), foi criticada pelo governo britânico, que queria extraditar Qatada para a Jordânia.

Qatada, cujo verdadeiro nome é Mahmud Mohammed Othman, permanecerá sob controle judicial estrito, não podendo se ausentar de casa por mais de duas horas diárias, levará um bracelete eletrônico e ficará proibido de ir a mesquitas, segundo o SIAC. Abu Qatada também não poderá entrar em contato com certas pessoas, entre elas o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, cujo paradeiro é desconhecido.

Figura-chave do movimento islâmico em Londres, Qatada chegou ao Reino Unido em 1993. Detido em 2002, passou três anos na prisão em razão da nova lei antiterrorista, adotada após os atentados de Londres, no verão (boreal) de 2005.

Em abril passado, Abu Qatada iniciou uma ação para evitar sua extradição à Jordânia, alegando que correria o risco de ser torturado no território jordaniano, onde foi condenado em 1998 e 2000 a 15 anos de trabalhos forçados.

mt/LR/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG